Quem sou eu

RADIALISTA PROFISSIONAL. ADVOGADO, VEREADOR DE SOBRAL DESDE 1988. PROMOTOR E ORGANIZADOR DE EVENTOS. ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA DE SOBRAL. FONE (88) 88835419/ 9213 0766

terça-feira, 31 de agosto de 2010

SOBRAL SE CONSOLIDA COMO CIDADE UNIVERSITÁRIA.

Vereador Zezão e o Juiz de Mossoró Herval Sampaio

Prof. Dr ROGERIO GRECO e Vereador Zezão
Teve início nesta segunda feira , a semana do Direito da Uva. Vários palestrantes cearenses e de outros Estados deverão proferir palestras para os alunos da uva e de outras Faculdades, por toda esta semana. Estas palestras fazem parte do cronograma de horas para que o aluno do curso de Direito possa colar grau. As inscrições para este seminário se encerraram por falta de espaço, ou seja ,lotação total.
No último final de semana foi realizado em Fortaleza o III Congresso Nacional de Direito Penal e Processo Penal, e alunos de Sobral que não conseguiram inscrição para o seminário daqui tiveram que participar deste seminário na Capital Cearense. Estive Lá , inclusive adiquirindo livros de Rogério Greco e Herval Sampaio ( fotos acima ).
No início deste ano o aluno da FLF Chico Jr. realizou o 1º Encontro Jurídico sobralense, com a presença de vários palestrantes renomados.
Ainda neste Mês , alunos da FLF deverão realizar um encontro com juristas renomados. O Juiz Herval Sampaio já confirmou presença.
A necessidade destas horas de congresso jurídico deverão elevar o número de seminários em nossa cidade a cada semestre.
A própria OAB , aqui em Sobral deveria se manifestar e em parceria com o município , realizar em seu calendário anual a Semana do Direito. Todos ganhariam com isso . A OAB, o Município e principalmente os alunos do curso de Direito das universidades sobralenses.

MAIS UM FEDERAL EM SOBRAL....

Semana passada postei uma notícia informando sobre a falta de compromisso do PT de Sobral para com os candidatos a Dep. Federal de Sobral. Havia uma intenção de assessores de termos uma polarização entre Pe. Zé e Omam Carneiro.
O PT de Sobral, em todas suas alas, não acompanha essa dupla. Uns votam em Guimarães ( o homem da cueca ), outros em Ilário.
Por conta disso , Omam retirou o apoio a Pimentel do PT ao Senado, apoiando apenas Eunício.
Tínhamos a certeza que chegaria um Federal de Oposição, e que o nome seria Thomaz Filho.
O que não se esperava é que um certo DANILO FORTE aparecesse para cooptar eleitores em Sobral. E o mais curioso é que o representante deste Candidato em Sobral é o Assessor do Vereador Luciano Feijão e também funcionário da Câmara de Sobral, readialista GILMAR BASTOS.
Digo curioso porque Gilmar ultimamente fez muitas críticas ao suplente Fredim porque o mesmo vota em ROBERTO CLÁUDIO e segundo Gilmar seria um aventureiro para Sobral.
Lembram-se daquele ditado: Façam o que eu digo mas não façam o que eu faço?
Pois é . O Gilmar criticou o Fredim, mas esqueceu que a família de Roberto Cláudio é toda de Sobral . O Avô de Roberto Cláudio foi Vereador e Presidente da Câmara de Sobral, Prof. Gerardo Rodrigues.
No entanto o candidato que Gilmar apresenta para seus amigos, não tem vínculo nenhuma com a política nem com a familia sobralense. Motivo: o Cara é parente do Gilmar.
OBS. Para fazer rádio tem que ter bomsenso, imparcialidade, e acima de tudo responsabilidade.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cid consolidado. A briga boa agora é pro Senado.

Pois é. Cid Gomes confirmou o que experts comentavam e chegou aos 53%. Com isso acaba definitivamente algum comentário acerca de 2º turno. Empresários que estavam EM CIMA DO MURO vão aparecer nas carreatas sendo Cid deste garotinho. A partir de agoro todo mundo é Cid. Punto e basta.
Mas a pesquisa datafolha ainda não informou como está a briga pelo Senado. Na pesquisa do IG Tasso tem 31, Eunicio 14 e Pimentel 14.
Apenas um fato superveniente muito grave tirará a reeleição de Tasso. Resta saber como se comportará a dobradinha Eunício \Pimentel.
Será que o povo do Pimentel , vendo este empate técnico com Eunício ainda vai pedir votos para o candidato do PMDB, sabendo que o Pmdbista é seu adversário direto?
Em Sobral já é fato. Muitas chapinhas de apoio à Eunício não vem com Pimentel como 2ª opção.
A briga promete esquentar neste mês de setembro.

Segundo Vox Populi/iG Cid Gomes lidera disputa no Ceará com 51%

Passou perto. Os experts aqui de Fortaleza chutaram Cid com 53% mas Segundo Pesquisa feita pelo Vox Populi/IG desta quinta feira, caso as eleições para o Governo do Estado do ceará fossem hoje, Cid Gomes (PSB), seria reeleito no primeiro turno com 51%. Lúcio com 20% e Marcos Cals com 10 %.
No Senado Tasso Jereissati aparece com 31%, Eunício com 14% e Pimentel com 14%. Esse percentual já está calculado em cima de 100% , já que votaremos em 2 senadores.
Para a maioria dos entrevistados, 60%, acredita que Tasso será eleito na primeira vaga ao Senado pelo Ceará, enquanto 28% apostam em Eunício e 20% em Pimentel para a segunda vaga.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

CID deve aparecer com 53% e consolidar vitória no 1º turno dizem experts.

No resultado da próxima pesquisa eleitoral no Ceará, dizem os experts aqui em Fortaleza que Cid Gomes aparecerá com 53%, Lúcio cairá para 19% e Marcos Cals 9%. Este resultado a se confirmar praticamente selará a vitória de Cid no primeiro turno. O resultado desta pesquisa deverá ser anunciado nas próximas horas.

GUGU LIBERATO EM SOBRAL.

O apresentador da TV Record, GUGU LIBERATO, esteve ontem em Sobral.
Ele ficou sensibilizado com a carta enviada pela Sra. Neida Barroso ( foto) , contando a história da garotinha Jocélia ( foto) , que sofre de uma doença de envelhecimento precoce, e veio ver pessoalmente.
Neida e a garotinha Jocélia viajam amanhã com a produção da TV Record para SP, e deverão participar do programa do GUGU no Domingo. Vale a pena conferir.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Deputado estadual do PMDB adere a dobradinha Eunitasso

Não é apenas entre os prefeitos que as traições a candidatura de José Pimentel avançam no PMDB.
O deputado estadual Neto Nunes e seu irmão, o prefeito Marcos Nunes, de Icó, também aderiram a dobradinha Eunitasso. Prudente, para evitar problemas na relação com o PT, Neto Nunes tem tido cuidado de não afrontar, mas trabalha para Tasso e Eunício Oliveira.
Essas traições à candidatura de José Pimentel chegaram ao Planalto.
O presidente Lula cobrou do presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, para que reaja e faça algo junto ao governador Cid Gomes e ao deputado Ciro Gomes para tentar reverter esse quadro desfavorável ao nome de Pimentel entre os prefeitos e políticos do PMDB do deputado Eunício Oliveira.
Lula se irritou, cancelou sua vinda ao Ceará nesta sexta e pode adotar outras medidas mais duras. A sua ordem é fazer a campanha conjunta de Eunício e Pimentel para enfrentar o favoristimo do senador Tasso Jereissati.

Cearaagora.com

PENSE NUMA ELEIÇÃO COMPLICADA.


Quem pensar que as eleições deste ano serão fáceis, estão muito enganados. Encontramos nas ruas de Sobral este santinho que ensina a votar. Evidentemente que apagamos os números para não configurar propaganda irregular, mas vejam só que erro tremendo.
Todos sabemos que neste ano votaremos em Deputado Estadual, Deputado Federal, Dois senadores, Governador e Presidente.
A chapinha acima consta apenas um senador.
Fica a pergunta :
Será que o candidato em questão quer pedir votos apenas para um senador? Bom, pode até ser esta a intenção , mas tem que votar no outro obrigatoriamente. Nem que seja em Branco.
Será que o candidato ou sua assessoria não sabe que nesta eleição teremos 02 senadores.
será que a gráfica também não sabe disso.
Fico imaginando o eleitor. Ora, se os candidatos e as gráficas trabalham errado, imaginem os eleitores. Vão ser muitos votos nulos.











Prefeito de Iguatu explica apoio às candidaturas de Tasso e Eunício

O prefeito de Iguatu, Agenor Gomes de Araújo, deu uma entrevista para a TV Diário, e explicou o apoio às candidaturas de Tasso e Eunício ao Senado.
De acordo com o Prefeito, não existe crise entre os partidos e que o apoio a Tasso Jereissate já era certo antes mesmo da formação da coligação de apoio a Cid Gomes ao governo do Estado.
Agenor disse ainda que foi procurado pelo candidato Pimentel, do PT, mas o partido não se comprometeu com as condições impostas pelo prefeito para a garantia do apoio.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Eunício X Pimentel X PT de Sobral.

Você sabe o que são essas fotos acima? São santinhos que o blog conseuiu junto ao site do jornal o povo onde se configura a deslealdade entre PMDB x PT no Ceará.
Na foto acima , o santinho pede voto pata Pimentel ao Senado e a outra vaga aparece em branco. Na foto abaixa, o santinho pede voto para Eunício e deixa a outra vaga em branco.
Em ambos os casos os próprios militantes esperam que a vaga seja preenchida por Tasso Jereissati, razão esta que Tasso tenha quase o dobro dos dois.
Em Sobral também está criado um problema semelhante. È que os petistas de Sobral decidiram que não votarão nem em Pe Zé muito menos em Omam Carneiro. Uma ala apoia Guimarães, outra Ilário.
A tão esperada polarização entre Pe Zé e Omam não é acatada pelo PT de Sobral.
Omam Carneiro por sua vez não se fez de rogado. Simplesmente distribui seus santinhos apenas com a indicação de Eunício, deixando vaga a segunda indicação ao Senado.
Quanto ao Pe Zé , ainda não houve manifestação , mas em sendo feita a mesma orientação aos militantes do reverendo, a coisa pode se complicar para o Pimentel em Sobral.

A confusa interpretação da Lei Ficha Limpa

Todos sabemos que já está em vigor a Lei da ficha limpa. Na prática , pelo texto da lei, quem tiver condenação por colegiado da justiça ficará sem poder se candidatar pelos próximos 8 anos após a condenação.
Até aí tudo bem. Mas fica a pergunta. TCM é colegiado da justiça com competência para julgar?
O TRE do Ceará acha que sim, tanto é que impugnou várias candidaturas de postulantes com contas rejeitadas pelo TCM. Ocorre que o Supremo Tribunal Federal , por medida liminar concedida pelo Ministro Gilmar Mendes, entendeu que TCM é órgão auxiliar das Câmaras Municipais e faz apenas um parecer prévio. Quem tem a competência para julgar são as Câmaras Municipais. Essa medida liminar de Gilmar Mendes deverá ser apreciada após as eleições, portanto quem teve contas rejeitadas pelo TCM certamente poderá se candidatar.
Outro fato intrigante e confuso foi a impugnação da candidatura de reeleição ao Senado do Sr. Heráclito Fortes. Ele condenado pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) por usar publicidade institucional para promoção pessoal quando era prefeito de Teresina, entre 1989 e 1993. Fazendo as contas de 1993 até hoje já são 17 anos. Aí eu pergunto. Mas a Lei não fala só dos 8 anos seguintes? Bom . O TRE do Piauí indeferiu a candidatura, mas o STF também concedeu liminar favorável ao Senador.
Ontem foi a vez de Paulo Maluf ter sua candidatura indeferida pelo TRE de SP. Ele foi condenado pelo caso Frangogate , quando Prefeito de SP em 1996. Fazendo as contas 1996 até hoje são 14 anos . Será que Maluf conseguirá também uma Liminar?
Caso Maluf consiga uma Liminar fica outra pergunta. Estariam os integrantes dos tribunais eleitorais aplicando a Lei da ficha limpa sem obedecer o prazo de suas penalidades?
A Lei em questão alcança qualquer condenação em qualquer época? Não existe reabilitação para condenado?
Penso eu que estas liminares não são interessantes para a credibilidade da lei em apreciação. Ações no STF são para quem tem grana. Candidatos à deputado com baixos recursos não terão acesso a esta previsão constitucional. E o que dizer de vereadores de interior? Esses podem se considerar fora pois jamais terão grana para recorrer ao STF. Creio que aqui em Sobral teremos casos análogos. Aguardem e veremos candidaturas indeferidas para quem já teve condenação e acha que vai se candidatar.

domingo, 22 de agosto de 2010

Prazo de filiação partidária e de domicílio eleitoral, passam de um ano para 30 meses.

O período eleitoral ainda está em curso e a Lei Eleitoral já está sendo modificada.
O Plenário da Câmara dos Deputados deverá deliberar em breve sobre o Projeto de Lei do Senado Federal que amplia de 1 ano para 30 meses, o prazo de filiação partidária e de domicílio eleitoral para quem quer se candidatar à cargo eletivo.
O parecer do Relator, Dep. Efraim Filho (DEM-PB), foi pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa; e, no mérito, pela aprovação.
A justificativa é que os partidos devem ser fortalecidos e evitar que os candidatos mudem constantemente de partidos.

GUARANY ARRANCA EMPATE E SE CLASSIFICA EM 1º.

Acabou há alguns instantes o jogo decisivo do Guarany contra o Sampaio Correia do Maranhão. Com gols de Danilo Pitibul e Marcos Túlio , empatamos em 2 x 2 e ficamos em 1º lugar no grupo. o JV lideral empatou em 1 x 1 com o Flamengo do Piauí e com isso a segunda vaga vai para o Sampaio Correia.
A próxima equipe a enfrentar o Guarany será o Santa Cruz de Recife, com o primeiro jogo em Recife e o decisivo no Junco.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

STF anula decisão do TCM do Ceará.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu decisões do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) que rejeitaram as contas de Eugênio Rabelo, ex-prefeito de Ibicutinga (CE). Ele pretende concorrer este ano ao cargo de deputado federal pelo Partido Progressista (PP). O ex-prefeito recorreu ao STF depois que teve seu nome incluído na lista de inelegíveis enviadas pelo TCM à Justiça Eleitoral, alegando que teve seu pedido de registro de candidatura questionado exatamente em razão das decisões do tribunal de contas.
A tese da defesa, explica o ministro Gilmar Mendes na decisão, é que conforme o entendimento do Supremo nas ações paradigmas, o TCM deveria observar o modelo federal de organização do Tribunal de Contas da União, previsto na Constituição Federal (artigos 71 a 75). Dessa forma, o tribunal de contas não teria atribuição de julgar as contas prestadas pelo chefe do Poder Executivo local, mas apenas de emitir parecer prévio a ser enviado à Câmara Municipal, que seria o órgão competente para efetivamente exercer o julgamento das contas.
Ao conceder a liminar, o ministro recordou que, durante o julgamento da ADI 3715, consignou seu entendimento no sentido de que a Constituição Federal de 1988 é clara ao determinar, em seu artigo 75, que as normas constitucionais que conformam o modelo federal de organização do TCU são de observância compulsória pelas constituições dos Estados-membros.

MARCO PRADO ESCAPA DE MAIS UMA NO TSE.


O Vereador Marco Prado tem mesmo santo forte. Já escapou de várias situações jurídicas no curso de seu mandato deixando-o em risco.
Ontem ,19, o TSE julgou um agravo regimental ,AGR NA AC Nº 1127-18.2010.6.00.0000 e em seu Acórdão Não conheceu do mesmo, ou seja, na prática o TSE , não autorizou o suplente José Maria Félix a participar do processo como terceiro interessado.
Agora , o Vereador vai aguardar o julgamento de mérito de sua liminar conseguida junto ao TSE. Pelo menos por alguns meses , Marco Prado poderá respirar aliviado.

domingo, 15 de agosto de 2010

Marco Prado votará em Tomas Filho para federal.












A campanha eleitoral começou definitivamente em Sobral. Neste final de semana Muniz botou pra valer o bloco na rua e tivemos uma visita do pessoal do PSDB ( Tasso , Marcos Cals e cia ).
Para evitar fazer uma postagem acerca de comentários de terceiros fui ver o movimento e percebi muita animação quando se falava no Tasso. A mesma animação não era vista quando o anunciado era o Marcos Cals. Obs ; Muitos carros de outros municípios.
Quem deve ter ficado muito satisfeito com a vinda do galêgo é o Tomás Filho. Conversei com o Marco Prado e ele me afirmou que fechou acordo para apoiá-lo. Marquinho fechou sua dobradinha já que tinha acerto com Toni Nunes para estadual.
Tomás filho é jovem e surpreendeu na assembléia com seus discursos apimentados. Creio ter sido uma grata revelação ao lado do também novato Roberto Cláudio.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O HOMEM DA CUECA TAMBEM TÁ POR AQUI...... A PORTEIRA CONTINUA ABERTA.


Vocês se lembram dessas fotos?

Elas foram manchetes nacionais em julho de 2005,
quando o assessor petista José Adalberto Vieira, foi preso no aeroporto de congonhas em SP com uma grande quentidade de dinheiro e o mais curioso e que foi encontrado dolares na cueca . A idéia inovadora de burlar a fiscalização virou manchete nacional. Jornais , revistas, blogs etc.

Adalberto era assessor no gabinete do Dep. Guimarães ( PT ) desde 2001. Ele também era secretário de organização do PT estadual. Antes disso, em 2000, disputou uma vaga a vereador no município de Aracati (a 140 km de Fortaleza), pelo PT. Obteve apenas 215 votos, o equivalente a 0,69% dos eleitores daquela cidade.

Tomamos conhecimento que esse mesmo Guimarães, agora Dep. Federal, montou seu Comitê eleitoral em Sobral. Acho que foi pelo fato de se comentar no Ceará que Sobral é conhecida como United States of Sobral , e a campanha seria feita com dólares.

Ao contrário de Oman Carneiro, que dizem não ter aval para angariar votos em Sobral, Guimarães foi recebido de braços abertos pela cúpula política sobralense. Prefeito, Vice prefeito licenciado, Presidente da Câmara, Dep. Ivo, presidenta do PT em Sobral Crhistiane coelho, esposa do Secretário de Governo, Dr. Luis Fernando Coelho, Gerente do Banco do Nordeste de Sobral, Dr. Rivônio ( êpa ).

Se diziam que já estava correndo muita grana nos bairros de Sobral, imaginem agora;

O HOMEM DA CUECA CHEGOU...........

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

CARACARÁ PAROU PARA O ADEUS Á ALBANI.

Peço licença ao Bené Fernandes para reproduzir esta foto de seu blog. È que senti um arrepio quando a ví. Conheci o Albani na década de 70 na fazenda caibros, de meus bisavós Hildeberto e Odete, . O pai do Albani, Sr. Chico Barbosa , era o homem de confiança dos velhos.
Albani cresceu, veio morar em Sobral , constituiu família, mas nunca se afastou do seu Caracará. Seu aniversário era comemorado lá. O natal, ano novo passava lá. Era um homem de família . Em todos as suas metas, em todas as suas conquistas comerciais, a família estava sempre em primeiro lugar. Não há um irmão, um primo , um amigo que tenha precisado do Albani e ele faltado. Era um amigão.
Domingo passado, dias dos pais, recebí a notícia de seu falecimento, vítima de acidente automobilístico. Fiquei transtornado. Na segunda fui ao seu enterro. Claro que teria que ser no Caracará. E o Caracará parou..... A Igreja lotou.... eram centenas de amigos e familiares querendo dar o último adeus ao Albani.
Foi a despedida de uma pessoa inesquecível. Não me lembro de ter visto o Albani zangado. Nunca o vi sequer falando alto. Era tranquilo, paciente e aceitava as curvas da vida com naturalidade.
Ao longo de minha vida conheci muitas pessoas, que as perdi de vista por morte ou porque foram embora para outra cidade. Mas de uma coisa estou certo. O Albani vai fazer muita falta no meu grupo de amigos... vai fazer muita falta ao Caracará.orça aos seus pais aqui na terra para suportar esta perda.
Que Deus o receba nos céus e dê f

REUNIÃO COM VEREADORES E SUPLENTES

Não foi adivinhação. Foi mera coincidência. Após postar uma notícia sobre o isolamento dos Vereadores e suplentes desta campanha eleitoral de sobral, e a republicação em outros blogs, inclusive com comentários dos blogueiros , aconteceram ontem mesmo duas reuniões de estratégia no Comitê Central Ivo-Pe. Zé.
A primeira , no final da manhã, com os suplentes e a segunda à tarde com os Vereadores. Muita coisa foi tratada e o principal objetivo foi aparar as arestas pelo fato de haver em um ou outro lugar disputa entre Vereadores.
Ficou acertado que semanalmente haverá encontro com o coordenador político do Comitê, Dr. Luiz Edésio, para avaliação dos trabalhos realizados e como melhorá-los.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

O ISOLAMENTO DOS VEREADORES

Este ano está acontecendo um fato atípico na política de Sobral. Ao contrário das eleições anteriores , seja para Prefeito ou Governador, onde todas as segunda feiras, havia reunião com os Vereadores para definição de Agenda da semana, nesta eleição os Vereadores não foram convidados para participar de nada.
A importância da presença dos Vereadores é muito simples. Quando se agendar um arrastão para um determinado bairro ou distrito e houver incompatibilidade como novena ou outro evento que possa se chocar , o Vereador faria os ajustes necessários.
Até esta data, 10 de Agôsto tem Vereador que não recebeu nem santinho dos candidatos. O isolamento até agora é total.
É bom que se saiba , que com os Vereadores isolados , as lideranças deste Vereadores ficam também isoladas e frágeis para serem cooptados por outros candidatos. talvez seja este o motivo da invasão de candidatos em Sobral em busca de lideranças , que teoricamente deveriam ser ligadas à algum Vereador.
Obs. Essa não é a minha opinião. É o que escuto dos companheiros vereadores.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

CEARÁ CONTRATA MÁRIO SÉRGIO.

Após muita especulação o nome escolhido pela diretoria para comandar o Ceará foi o de Mário Sérgio.
O treinador, que tem passagem por diversos clubes do Brasil, já está vindo para Fortaleza e deve assinar um contrato de 1 ano. O treinador vem junto com a sua comissão técnica.

domingo, 8 de agosto de 2010

Vereadores devem votar amanhâ projeto que prevê emplacamento e habilitação para cinquentinha.



Amanhã, dia 09 de Agôsto deveremos ter uma sessão movimentada da Câmara Municipal de Sobral.
Além dos Projetos , requerimentos e indicações do dia a dia, teremos na pauta um projeto , no mínimo polêmico: Trata-se de uma uma idéia dos que fazem a coordenadoria de trânsito de Sobral para que as cinquentinha, aquelas motonetas ou ciclomotores, como queiram seja emplacadas. Atualmente não é cobrado emplacamento , nem habilitação , mas pela propositura apresentada e que já tem parecer da comissão, a partir da aprovação do Projeto serão cobrados emplacamento e habilitação.
Em pesquisa que fizemos, no município do Rio de Janeiro , o emplacamento é cobrado, mas a habilitação não. Em outros municípios é dada uma autorização para conduzir ciclomotor, diferente da habilitação, mas o condutor fica registrado.
Pela municipalização feita no trânsito em Sobral, compete ao município regulamentar este problema, constante no art. 120 do CTB.
Minha opinião. Só acho que o momento não é legal. Vai dar muito o que falar.

sábado, 7 de agosto de 2010

ÚLTIMAS DESTA SEMANA

Eis algumas notícias chegadas no final da tarde deste sábado....

1. Fluminense contratou Deco.
2. Guarany levou de 3 do lideral.
3. Continua a invasão de candidatos em Sobral . Chegou uma Betânia.
4. Fortaleza só empata com Paysandu.
5. Icasa é goleado em Floripa. 5x1
6. Serra e Marina crescem dois pontos no Nordeste , Dilma cai três.
7. Roberto cláudio estará neste domingo em Jaibaras.
8. Falta água no Distrito de Baracho e sítios vizinhos.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Ministros do STF pedem salário de R$ 30 mil em 2011

Seis meses após terem recebido a segunda parcela de um aumento que lhes garantiu um salário atual de R$ 26.723, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, nesta quinta-feira (05), propor ao Congresso que aprove novo reajuste, de 14,8%.

Se o projeto for aprovado, a remuneração de ministro da Corte vai a R$ 30.675 em 2011. Como os vencimentos na Justiça são escalonados com base no Supremo, o impacto anual será de R$ 446 milhões só no Judiciário da União.

Efeito cascata dos aumentos .
Pela Constituição Federal, o salário dos ministros do Supremo é o teto do funcionalismo público. Quando a remuneração dos integrantes do STF é aumentada, historicamente são concedidos reajustes em cascata para outras categorias do serviço público, incluindo os magistrados dos Estados e integrantes do Ministério Público (MP).
Até o jeton que é pago aos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aos juízes de Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) é reajustado depois dos aumentos no Supremo.
O presidente do STF, Cezar Peluso, terá de enviar ao Congresso o projeto do aumento na próxima semana junto com a proposta do Orçamento para 2011. Como os ministros aprovaram o projeto de reajuste, a proposta orçamentária terá de incorporar os custos extras que surgirão com a eventual aprovação do aumento.



HOJE TEM ELEIÇÃO DA CÂMARA....

Chega ao nosso conhecimento que hoje, 06 de agôsto, será realiza a eleição para a renovação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Alcântaras.

O atual Presidente, Antonio Marcos, é candidato a reeleição e apresentará a seguinte chapa:
Presidente; Antonio Marcos
Vice.......... Zé Maurício
1º secretário........... Tony Matias
2º secretário.......... Zé João luis

Vamos aguardar para ver o desenrolar desta eleição.

PENSE NUM POVO INTERESSADO EM POLÍTICA.

O site da Assembléia Legistiva do Ceará fez uma enquete perguntando em que candidatos iremos votar este ano.
A resultado foi estarrecedor.
Apenas 12,3% acertaram dizendo que elegeremos presidente, governador, 2 senadores e deputados.
68,5% afirmaram que elegeremos presidente, governador, 1 senador e deputados.
e o pior é que 12,3% disseram que elegeremos presidente , governador, prefeito e vereadores.
Qualquer dúvida é só acessar www. al.ce.gov.br

CÂMARA DESAPROVA EMENDAS AO REGIMENTO.

Na abertura dos trabalhos legislativos deste semestre, o Plenário da Câmara Municipal desaprovou o Projeto de Resolução de minha autoria que fazia modificações no Regimento Interno.
Dentre as emendas apresentadas uma modifica o critério de desempate nas eleições da Câmara, que deixaria de ser o mais velho pelo mais votado.
Uma outra flexibilizava as reuniões das comissões da Câmara. Pelo atual regimento as reuniões são obrigatoriamente as sextas feiras. Com a nova proposta o presidente da Comissão poderia em Plenário dizer qual o dia da reunião.
Ambas as emendas foram derrotadas. Com isso, em caso de empate numa eleição da Mesa , ganha o mais idoso.
Quanto as reuniões das comissões , com o fim da flexibilização pelo plenário da Câmara, elas terão que ser obrigatoriamente as sextas feiras, não podendo mais haver acordo para outra data.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

CAMPANHA ELEITORAL. E 30 dias já se passaram......

Hoje 04 de agosto fechamos o primeiro terço da campanha. 30 dias já se passaram. Aqui em Sobral a grande coligação que dá apoio à reeleição do Governador Cid Gomes , é liderada politicamente pelo Prefeito Leônidas Cristino.
Na chapa teremos 06 votos. aqui em Sobral , a proposta para os aliados é que devemos votar da seguinte forma.
Estadual Ivo Gomes ( PSB )
Federal Pe. Zé ( PP )
Senador Eunício ( PMDB )
Senador Pimentel ( PT )
Governador Cid Gomes ( PSB )
Presidente - Dilma ( PT )
Como se nota , na chapa proposta para os aliados de Sobral, temos duas vagas para o PT, duas para o PSB, uma para o PMDB e outra para o PP.
Quase toda a totalidade dos partidos envolvidos nesta coligação disseram sim ao Dr Leônidas, mas o curioso é que um dos partidos que tem duas vagas na chapa, no caso o PT , onde aqui em Sobral a base aliada pede votos para Pimentel e Dilma, parece não estar satisfeito com a aliança de Sobral.
Como bons petistas, trouxeram para Sobral candidatos a Estadual e Federal, no caso Rachel Marquel e Ilário Marques.
Agora entendo a dificuldade que o Governador Cid teve para fechar a chapa majoritária. Os petistas querem tudo. Aqui em Sobral, na estrutura governamental do Prefeito Leônidas, o PT aparece bem agraciado. Mas isso não basta. Eles querem mais. Eles se acham independentes. Como se não precisassem de nenhum partido para a eleição de seu senador, Pimentel.
Talvez seja por isso que seu senador não consiga superar o Eunício, candidato do PMDB e que ouve e segue as estratégias do comitê oficial.
Quem vai bater palmas para esta estratégia do PT de Sobral é o Senador Tasso Jereissati, que vai certamente ganhar alguns adeptos , por conta desta intransigência petista. Ora, se o PT de Sobral não vai acompanhar os demais partidos apoiando IVO e Pe. Zé, os adeptos de IVO e Pe. Zé tem motivos de sobra para também não apoiar o Pimentel. Quem vai também achar interessante é o candidato do PMDB Eunício , que disputa palmo a palmo a segunda vaga no Estado do Ceará.