Quem sou eu

RADIALISTA PROFISSIONAL. ADVOGADO, VEREADOR DE SOBRAL DESDE 1988. PROMOTOR E ORGANIZADOR DE EVENTOS. ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA DE SOBRAL. FONE (88) 88835419/ 9213 0766

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Antibiótico só com receita médica. Mas, onde achamos médicos.Vejam só o que passei.

Está em vigor desde o dia 28 deste mês, a RDC 44/ 2010. Editada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e publicada no último dia 28, a resolução dispõe sobre o controle de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos, de uso sob prescrição médica, isoladas ou em associação.
Os antibióticos vendidos nas farmácias e drogarias do país só poderão ser entregues aos consumidores mediante receita de controle especial em duas vias (a primeira retida pela farmácia ou drogaria; a segunda devolvida ao paciente, com carimbo para comprovar o atendimento).
Os profissionais prescritores, devidamente habilitados em seus respectivos conselhos regionais, devem atentar para a necessidade de entregar, de forma legível e sem rasuras, duas vias do receituário aos pacientes.
Para quem está lendo esta postagem parece estar tudo bem, dentro da maior normalidade possível. ENGANO SEU.
Nós moramos num País onde a saúde é precária e a falta de profissionais da área totalmente escasso. Aqui em Sobral me parece que formamos cerca de 100 médicos por ano e apenas 10 ficam em Sobral.
Mas, você deve estar se perguntando. E o que isso tem a ver com a receita para antibióticos??
Respondo com um exemplo sentido na própria pele.
Nesses últimos 03 dias estive em Natal , onde meu filho foi prestar vestibular na UFRN. Desde que chegamos ele se queixava de um pouco de dor na garganta. Ontem , por volta de 16.00hs ligue para nosso amigo otorrino, Dr Cícero , que conversou com meu filho e me perguntou se eu tinha em casa um remédio chamado NOVAMOX. Respondi que estava em Natal e marcamos uma consulta para esta quarta feira.
Como a dor continuava a incomodar, por volta da 21.00 hs, resolvi ir numa farmácia próxima para tentar comprar tal medicamento. O vendedor , ao pegar o remédio, perguntou pela receita e por mais que eu explicasse a situação não pude adquirir aquilo que severia para sanar a dor de meu filho.
Agora eu pergunto?? No meu caso, meu filho teve como suportar a dor, embora tenha passado uma noite terrível.
Mas como seria a situação de um morador de um distrito de Sobral, que tivesse uma crise de garganta e eventualmente com febre.
A família certamente sabe qual medicamento utilizar , mas, cadê a receita,??
Ora, se achar um médico á noite em Sobral já é difícil, imagine em um distrito.
O bom do Brasil é que todos podemos dar opinião. Temos a tal liberdade de imprensa.
Então lá vai. Essa idéia foi péssima. Nosso País, Estado ou Município não têm estrutura para aplicar esta norma.
Em breve teremos venda clandestina destes remédios, vendas de receitas falsas, o que é muito comum no Brasil.
As filas do SUS vão aumentar , e muito. E o pior. só para ter uma receita.
Consulta por Plano de Saúde ? Particular? Bom, quem pode ter um plano ou pagar vai ter como se safar, mas e os pobres? Será que podem passar 15 dias com dor e febre esperando uma consulta?
Que Deus tenha piedade de nosso povo.
É apenas a minha opinião.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ROGÉRIO GRECO EM SOBRAL. EM 2011 O DIREITO VAI BOMBAR NA TERRA DE D. JOSÉ.

A implantação do ensino superior tomou conta definitivamente de uma fatia da economia de Sobral. São muitas as pensões que sobrevivem de universitários de outras cidade, sem se contar aqueles alunos que vem e voltam diariamente para suas cidades.
Juntamente com o crescimento dos cursos superiores era óbvio que seminários com grandes palestrantes seriam realizados em nossa Cidade, pois os cursos de medicina , enfermagem, direito, exigem dentro da grade curricular algumas horas de seminários.
Na área do Direito por aqui já vieram Paulo Bonavides, Herval Sampaio, Judicael Sudário, Ciro Gomes, Martonio Mont'alverne, Paulo Mont'alverne, Misael montenegro, Rosmar Antonni, Emerson Castelo Branco, dentre outros.
Mas o ano de 2011 , promete muito mais. A faculdade Luciano feijão formará a 1ª turma de direito, o que certamente ficará na história daquela instituição, como também da história de Sobral. A UVA, já formou mais de uma dezena de turmas.
No Congresso Nacional tramitam propostas de alteração do Código de Processo Civil e também alterações na área penal e nossa cidade não podia ficar só esperando essa votação para simplesmente começar a aplicá-la. Direito é mais que isso, é interpretação, e alunos que estudaram as regras antigas merecem saber o que mudou.
Com esse pensamento voltado para essas mudanças , alguns alunos da FLF, estarão promovendo um mega seminário de Direito no próximo ano. Serão convidados palestrantes de altíssimo nível e com preferência para operadores do direito renomados com obras publicadas e aproveitadas no curso.
Vários nomes já estão sendo sondados , mas apresentamos nesse momento o primeiro a confirmar participação: ROGÉRIO GRECO, dono de um currículum invejável cuja obras na área penal são lidas e adotadas por quase todos os professores da área.
Conheça um pouco do Dr. Rogério Greco.
• Procurador de Justiça, tendo ingressado no Ministério Público de Minas Gerais em 1989.
• É membro fundador do Instituto de Ciências Penais (ICP) e da Associação Brasileira dos Professores de Ciências Penais.
• Membro eleito para o Conselho Superior do Ministério Público para os anos de 2003, 2006 e 2008.
• Professor de Direito Penal da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ);•
• Professor do Curso de pós-graduação em Ciências Penais da PUC-BH.•
• Mestre em Ciências Penais pela Universidade Federal de Minas Gerais.• Especialista em teoria do delito pela Universidade de Salamanca (Espanha).
• Doutor em Direito pela Universidade de Burgos (Espanha).
• Assessor Especial do Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais, junto ao Tribunal de Justiça.•
É autor das seguintes obras:
Direito Penal (Belo Horizonte: Cultura; Estrutura Jurídica do Crime (Belo Horizonte: Mandamentos);
Concurso de Pessoas: (Belo Horizonte: Mandamentos);
Direito Penal – Lições (Rio de Janeiro: Impetus);
Curso de Direito Penal – Parte Geral e Parte Especial (Rio de Janeiro: Impetus);
Direito Penal do Equilíbrio – uma visão minimalista do Direito Penal (Rio de Janeiro: Impetus); Código Penal Comentado (Rio de Janeiro: Impetus);
Vade Mecum Penal e Processual Penal (Rio de Janeiro: Impetus);
Virado do Avesso – Um romance histórico-teológico sobre a vida do apóstolo Paulo (Rio de Janeiro: Nahgash).•
Também já está praticamente confirmada a presença de Fredie Didier jr, Autor, co-autor ou organizador de 25 livros sobre diversos temas, principalmente Direito Processual Civil. Suas obras também são bastante indicadas aos alunos.
Os nomes não param por aqui. Nesse momento estou em Natal e recebí aval do presidente da Escola Brasileira de Estudos Constitucionais, Prof. George Salomão, para a realização desse evento. Ele, inclusive já está contactando um palestrante de renome nacional na área constitucional.
A Diretora da Faculdade Luciano Feijão profª. Isabel também já aprovou a idéia e a Faculdade deverá apoiar o evento.

CONGRESSO SÓ PARA HOMENS. SOBREVIVÊNCIA NO DIA A DIA.

ESSE CONGRESSO É ÓTIMO. LEIA TODOS OS TEMAS E VEJA SE VOCÊ PODE PARTICIPAR.
Devido à complexidade e dificuldade de assimilação dos temas, os cursos terão um máximo de 08 (oito) participantes por sala. As inscrições estarão abertas durante a próxima semana.
SERÃO OS SEGUINTES TEMAS:
TEMA 1 - Como se enche as fôrmas de gelo. (Passo a Passo, com apresentação de slides).
TEMA 2 - O rolo de papel higiênico: será que nasce no porta-rolos? (Mesa redonda).
TEMA 3 - É possível urinar levantando a tampa e sem respingar no vaso? (Práticas em grupo)
TEMA 4 - Diferenças fundamentais entre o cesto de roupa suja e o chão. (Desenhos e gráficos esclarecedores)
TEMA 5 - A louça do almoço: levita sozinha até a pia? (Exemplos em vídeo)
TEMA 6 - Perde-se a identidade se não tiver na mão o controle remoto? (Debate com um psicólogo)
TEMA 7 - Fazer a mala: incompetência nata ou incapacidade mental progressiva? (Iniciação lúdica)
TEMA 8 - Como aprender a encontrar coisas, começando por procurar no lugar certo em vez de remexer a casa toda aos gritos? (Passo a passo, e exercícios de memorização)
TEMA 9 - Oferecer flores à esposa não é prejudicial à saúde. (Gráficos e montagem audiovisual)
TEMA 10 - Os verdadeiros homens também pedem orientações a estranhos quando se perdem. (Depoimentos verídicos de comprovados machos e conferência)
TEMA 11 - O homem no lugar de co-piloto: é geneticamente possível não dar compulsivamente palpites durante as manobras de estacionamento! (Palestra e meditação em grupo)
TEMA 12 - Aprendendo a viver: diferenças básicas entre mãe e esposa. (Aula virtual com prática presencial)
TEMA 13 - Como ser acompanhantes em shoppings, sem protestar. (Exercícios de relaxamento e autocontrole)
TEMA 14 - Como pensar com a cabeça de cima. (Apresentação de slides mostrando onde ficam os neurônios)
TEMA 15 - Como lutar contra a atrofia cerebral: recordar aniversários, outras datas importantes e telefonar quando se atrasa. (Dinâmica em grupo)
Encerramento do curso e entrega de diplomas aos sobreviventes.

domingo, 28 de novembro de 2010

MILITARES BRASILEIROS CONQUISTAM TERRITÓRIO BRASILEIRO.??

Esse título é curioso. Todo o povo brasileiro acompanhou em todas as emissoras de TV a invasão das forças armadas no morro do Alemão no Rio de Janeiro e viram a festa que fizeram quando conquistaram o território inimigo. Toneladas de drogas apreendidas; mais de duas centenas de motos roubadas recuperadas e muitas prisões. Colocaram até uma bandeira do Brasil no alto do morro.
Não quero mais entrar no mérito dessa noticia , até porque você, leitor, já deve estar de saco cheio dessa notícia. No entanto faço uma pergunta as autoridades:
Se conseguimos em tempo recorde vencer a guerra contra o crime no principal morro do Rio, porque não conseguimos vencer o tráfico em Fortaleza, em sobral, em camocim, emfim porque nossas forças armadas não se unem em todo o Brasil, no caso policiais civis, militares, exército, marinha e tudo o mais que tiver direito numa força tarefa temporária para o combate definitivo ao tráfico no Brasil?
Não me venham dizer que o problema é da Constituição. Que é problema de competência. Se o problema for esse , chamemos nossos Deputados Federais e Senadores para uma emenda à Constituição.
Nessa confusão toda , uma coisa ficou clara: O BRASIL TEM JEITO; BASTA QUERER.

O PREJUÍZO QUE NOSSO AEROPORTO ( CAMPO DE POUSO ) NOS CAUSA.

Durante toda a semana que passou e certamente por toda essa semana, o assunto da pauta é o Projeto que trata do zoneamento da sede de Sobral.

Sobral tem um déficit habitacional muito grande e o fato de não sermos uma cidade verticalizada, ou seja, com prédios ao invés de casas, é uma das causas desse déficit.


Durante as reuniões realizadas com o pessoal da prefeitura, a principal justificativa para a não autorização de prédios é um tal de cone de aproximação de aeronaves.


Para se ter uma idéia o bairro do junco , onde moro não pode ter prédio com 3 andares. A primeira justificativa é o perigo do avião bater. a segunda é que cobre a vista da serra da Meruoca.


Honestamente , moro no junco há 37 anos e nunca vi um aviãozinho desses que baixam por aqui , passar perto de alguma casa. Se duvidar vão retirar as tôrres de iluminação do Estádio porque elas são muito altas.


Acima tem uma foto da aproximação de uma aeronave em São Paulo. Ainda bem que a equipe da Prefeitura de lá não tem a mesma idéia do povo daqui, porque pelo que estamos vendo na foto teriaM que implodir muitos prédios.


E pelo que se sabe , nunca houve um choque de um avião com prédios em São Paulo.


JÁ ESTÁ NA HORA DE SOBRAL PENSAR GRANDE. SE QUEM ESTÁ PREJUDICANDO É O AEROPORTO, ENTÃO VAMOS TIRAR O AEROPORTO DALI QUE ELE NÃO SERVE PARA MUITA COISA NÃO.

sábado, 27 de novembro de 2010

SUPERMERCADOS APOSTAM EM FARMÁCIAS PARA AUMENTAR FATURAMENTO.

Pode até parecer sem sentido , mas os empresários do ramo de supermercado estão postando em farmácias para aumentar o faturamento.

Nesse momento estou em Natal, capital do Rio Grande do Norte , onde vim trazer meu filho para prestar vestibular.

Necessitei de um remédio e perguntei ao atendente do hotel onde tinha uma farmácia próxima e ele me respondeu : Vá ao Extra.

Ora, Extra é o nome de uma rede de supermercado e achei que o cara tava me gozando. Fui ao supermercado em questão e encontrei a farmácia dentro do prédio do Extra, tendo inclusive batido fotos. Não as postei por que não trouxe o cabo USB.

Achei curioso , pois achava que era proibido colocar remédios junto com alimentos, mas ao consultar fiquei sabendo que a legislação proibe os produtos farmacêuticos junto com os produtos do supermercado. No entanto, após passar pelo caixa do supermercado, não há proibição para a instalação de uma farmácia, inclusive dentro do mesmo prédio e com a mesma razão social.

Em Sobral, nenhum empresário do ramo de supermercado tentou este investimento.

A principal vantagem do negócio é a prestação de mais um serviço ao cliente, aumentando a fidelização. Roberto Moreno, diretor da rede Sonda e vice-presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados), acredita que as farmácias devem oferecer condições para fidelizar os clientes assim como os supermercados.

A expectativa de empresários do setor é de que as farmácias próprias de supermercados cheguem a 1.050 unidades até o final de 2010. O número é basicamente o dobro do atual – cerca de 550, segundo as contas da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) no início deste ano. No entanto, estima-se que elas tenham gerado mais de R$ 1,2 bilhão em faturamento e representado cerca de 5% do mercado total de medicamentos no País.

Acordem empresários sobralenses. Sobral já tem prédios que abrigam supermercado e que podiam abrigar também uma farmácia. Procurem um cantinho após os caixas. A clientela existe, falta o produto. È SÓ QUESTÃO DE VISÃO EMPRESARIAL.



sexta-feira, 26 de novembro de 2010

CÂMARA DE SOBRAL APROVA MAIS UM REFIS. MAS AFINAL, O QUE DIABO É ISSO.



Na sessão ordinária de terça feira na Câmara de Sobral, foi aprovado mais um REFIS.

REFIS é um programa de recuperação fiscal, ou seja , uma portunidade para os devedores da fazenda municipal quitarem seus débitos sem pagar juros e multa.

Para se ter uma idéia , fui à casa do contribuinte saber se havia algum débito em meu nome e descobri um débito de IPTU de 2008 no valor de 154,68.

Esse valor atualizado pela ufirce aumenta 14,30 e passa para 168,98.

Acrescido de multa de 10% e mais juros de 50,69 , meu débito com a Prefeitura ficou em 236,57.

Após conversar com a atendente , se eu pagar a vista é retirada a multa de 10%, os juros de 50,69, e a atualização é redizida em 50%, ou seja apenas aumenta 7,15.

Portanto, meu débito de 154, 68 , que já estava em 236,57, poderá ser quitado por 161,83.

E olha que eu sou um pequeno devedor. Os grandes devedores tem uma ótima oportunidade de finalizar o ano quites com a fazenda municipal, com ótimos descontos. APROVEITEM. COMEÇA NA PRÓXIMA SEGUNDA FEIRA.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

PEC QUER TRANSFERIR EDUCAÇÃO DOS PAIS PARA O ESTADO.

Comissão especial aprova PEC sobre jornada escolar de sete horas.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 134/07, que obriga o governo a adotar até 2020, a jornada escolar de no mínimo sete horas, foi aprovada na tarde de hoje (24) pela comissão especial da Câmara que analisou o mérito da matéria.

A PEC precisa agora ser votada em dois turnos pelo plenário da Câmara para depois ser encaminhada à votação no Senado Federal.De acordo com o texto da relatora, deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO), a medida valerá para a educação infantil e para os ensinos fundamental e médio regulares.

A proposta também prevê atividades opcionais extraclasse, após o cumprimento das sete horas mínimas diárias. Neste caso, os pais e os alunos deverão decidir se querem ou não participar dessas atividades.

Novo Código de Processo Civil pode reduzir à metade tempo de tramitação de processos judiciais

O tempo de tramitação dos processos judiciais poderá ser reduzido em 50% com a eliminação de uma série de formalidades existentes no Código de Processo Civil (CPC). O projeto de lei que prevê mudanças no texto será votado na terça-feira (30), na comissão temporária destinada a reformular o código, instituída no primeiro semestre deste ano pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Depois de passar pela comissão, o texto será apreciado pelo plenário.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luiz Fux, que presidiu a comissão de juristas responsáveis pelas mudanças no código, destacou que, no caso de ações coletivas, a redução do prazo de tramitação judicial será ainda maior, podendo chegar a 70%.

Ele ressaltou que a supressão de possibilidade de apresentação de recursos nas diversas instâncias de tramitação, por exemplo, não retira do cidadão o direito constitucional à ampla defesa. Fux qualificou esses instrumentos de “absolutamente inúteis”, por servirem apenas para prolongar desnecessariamente o andamento dos processos.
Pelo projeto de lei, o réu em uma ação poderá recorrer da decisão apenas ao final do processo. Pelo código atual, o advogado de defesa pode requerer a impugnação da decisão do juiz nas várias instâncias de julgamento.

Além de tentar garantir maior celeridade aos processos, o projeto relatado pelo senador Valter Pereira (PMDB-MS) estabelece mudanças pontuais. Uma delas é garantir à união estável o regime jurídico do casamento.

O peemedebista também incorporou a proposta do novo Código de Processo Civil alguns projetos de lei que alteram a lei em vigor e tramitam no Legislativo. Um deles é o que extingue o desquite e possibilita a um casal interessado em se separar requerer diretamente o divórcio. Essa possibilidade, entretanto, restringe-se a casos de separações consensuais.

CONFIRMADO VAZAMENTO DA REDAÇÃO DO ENEM 2010.

UMA PROFESSORA QUE IRIA APLICAR A PROVA, TEVE ACESSO A REDAÇÃO , LIGOU PARA O MARIDO QUE PASSOU INFORMAÇÕES AO FILHO QUE IRIA FAZER O ENEM. O FILHO, 'BURRO' PEDIU INFORMAÇÕES AO PROFESSOR SOBRE O TEMA QUE IRIA CAIR NO ENEM.
Segundo nota divulgada pela PF, em 7 de novembro, segundo dia de provas do Enem, a professora, que estava aplicando a prova, teve acesso a um texto de apoio da redação, depois que abriu um caderno de provas destinado a deficientes visuais. De acordo com a polícia, em depoimento, ela contou que, cerca de duas horas antes do início do exame, ligou para a casa de sua sogra, falou com o marido e passou o tema – "O trabalho e a escravidão" – que havia lido.

O marido, então, teria feito uma pesquisa na internet e avisado o filho, que estava em Petrolina (PE). O candidato consultou professores que estavam no local de prova, pergutando como escrever sobre o assunto.

O caso foi denunciado por um professor que conversou com o filho do casal. Mais de dez pessoas foram ouvidas pela polícia durante os dez dias de investigações. Também foram realizadas perícias e houve quebra do sigilo telefônico dos supostos envolvidos.

Segundo a PF, o tema passado pela professora fazia parte apenas de um dos textos que poderiam servir de base para os estudantes. O tema efetivo da redação era "O trabalho na construção da dignidade humana".

O Ministério da Educação (MEC) disse que o filho do casal deve ser eliminado. Para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia ligada ao MEC que organiza a prova, o sigilo da redação foi mantido, porque o candidato teve acesso a apenas um dos textos de apoio e não houve vazamento do tema principal.

O casal indiciado pela Polícia Federal por ter vazado informações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem cerca de 20 anos de magistério, segundo a secretária da Educação de Remanso, na Bahia, Veroneide de Brito Almeida.

DILMA INDICA 03 MINISTROS. AMBOS DA EQUIPE ECONÕMICA.

A presidente eleita, Dilma Rouseff, oficializou na tarde desta quarta-feira a escolha de sua equipe econômica: Guido Mantega (que permanece na Fazenda), Miriam Belchior (Planejamento) e Alexandre Tombini (Banco Central) .

O anúncio foi feito em nota distribuída no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), onde está instalada a equipe de transição. O texto lembra que a indicação de Tombini deve ser aprovada pelo Senado.

Dilma montou uma equipe para ditar e ter mais influência sobre os rumos da economia do que Lula. Definiu seu time com nomes do próprio governo.

Ela decidiu manter Mantega sob a condição de fazer mudanças na equipe da Fazenda.
Promoveu Tombini, quebrando a tradição de requisitar nomes do mercado financeiro. E pagou uma dívida com Miriam Belchior, técnica da confiança do presidente Lula, gerente do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), mas que nunca havia chegado ao primeiro escalão.

A petista quer controlar de perto tanto a Fazenda como o Banco Central. Por isso, manterá o status de ministro do presidente do BC, para que a interlocução com o banco continue direta com o Palácio do Planalto.

Depois da equipe econômica, Dilma vai anunciar os ministros "da casa", aqueles com gabinete no Palácio do Planalto.

Na lista de classificados como certos por assessores da presidente eleita estão o atual ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e Antonio Palocci Filho, coordenador da transição. Eles podem ir ou para Casa Civil ou para a Secretaria-Geral da Presidência.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Defensoria Pública vai pedir indenização de um salário mínimo para cada prejudicado no Enem

A Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro vai ajuizar uma ação civil pública para pedir indenização de um salário mínimo para cada um dos estudantes que foram prejudicados com as falhas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010.
A intenção do defensor público federal no Rio de Janeiro, André Ordacgy, é protocolar o pedido na semana que vem.
É preciso que o inscrito que se sentiu prejudicado peça para ser incluído na ação."Um dos objetivos [da ação] é fazer o MEC repensar este e os outros exames", disse Ordacgy.
Segundo ele, existe a expectativa de que o MEC (Ministério da Educação) volte atrás e ofereça a oportunidade de refazer o exame a todos os inscritos que se sentiram prejudicados no Enem 2010.
O MEC ganhou a batalha judicial para reaplicação do exame e vai possibilitar uma nova prova aos inscritos que foram prejudicados, segundo os registros das atas de sala de aula.

ESCOLA DA BILHEIRA PEDE SOCORRO.

Recebí com muita satisfação e preocupação em meu gabinete, a diretota interina da Escola Cel Araújo Chaves, sra. Ana Maria melo e o presidente do conselho local de saúde do Distrito de Bilheira.

Durante a conversa , a sra, Ana Maria , não obstante dizer que a escola recebeu premiação nos dois últimos anos como " Escola de Sucesso " , apresenta muita deteriorização em sua estrutura física.

Ela me apresentou um Abaixo assinado, contendo fotos, que deverá também ser entregue ao Prefeito Leônidas Cristino, apontando algumas necessidades urgentes, tais como:.


  1. As salas não possuem mais janelas.

  2. ventiladores quebrados

  3. teto do banheiro com infiltração e vazamento

  4. fossas em estado precário

  5. muro da quadra caindo.

Na foto acima vimos paredes com infiltração e uma porta " costurada".

Diante da situação e as proximidades do período chuvoso a preocupação é maior ainda e a Diretora solicita dos agentes políticos responsáveis uma solução urgente para a reforma da Escola.

domingo, 21 de novembro de 2010

A 5ª TARIFA DE ENERGIA MAIS CARA DO BRASIL É DO CEARÁ.

Cobrando R$ 0,40199 por quilowatt-hora (KW/h), a Companhia energética do Ceará (Coelce) possui a quinta tarifa de consumo residencial mais cara entre as 64 distribuidoras de energia em operação no País, segundo consta da página da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na internet.
O valor, que não contempla tributos e outros encargos que fazem da conta de luz, foi homologado pela Aneel em abril deste ano e está vigente até o dia 21 do mesmo mês de 2011. Quando então, deve sofrer alteração, resultado do terceiro ciclo de revisão tarifária por qual passará a companhia.
À frente da Coelce estão a Companhia Energética do Maranhão (R$ 0,41392), A Companhia Energética do Tocantins (R$ 0,41897), a Usina Hidrelétrica Nova Palma (R$ 0,42086) e a Energisa Minas Gerais (R$ 0,43907). A tarifa mais barata é a praticada pela Companhia de Eletricidade do Amapá, que custa R$ 0,19729, e que está vigorando até o próximo dia 29.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

AVESTRUZ. DO SONHO AO PESADELO. Empresário que nos enganou foi candidato à deputado em São Paulo.




Vocês se lembram deste cidadão??

Trata-se do diretor , dono , presidente ou qualquer outro nome bonito que queira se dar ao empresário MAURÍCIO LUPIFIERI e sua empresa Aravestruz.

Alguém sabe por onde ele anda ?

Bom. O blog descobriu que ele foi candidato a Deputado Estadual este ano em São Paulo, com o slogan de ser o representante do produtor rural. O homem é ficha limpa ( pasmem ).

De acordo com Maurício Lupifieri, o meio rural precisava de um representante que conhecesse efetivamente os seus problemas. "Por isso, além de atuar na liberação de recursos para as cidades, fortalecer a educação, saúde e segurança, queria ser o deputado do produtor rural".

Mas parece que o cidadão em questão não conseguiu ludibriar os paulistas assim como fez com os sobralenses. Mesmo tendo dado um golpe no vale do São Francisco, Maurício achou apoio em Sobral e aqui montou seu esquema milionário envolvendo Prefeitura, Câmara e Bancos.

O tal do Projeto só serviu para o município desapropriar áreas no distrito de Caracará que até então geravam algum tipo de emprego. Poucos, é claro, mas os proprietários das terras tinham vaqueiro e alguns trabalhadores diaristas.

O Programa Avestruz do Ceará, fora lançado em 2007 com grande repercussão na mídia. Hoje tudo abandonado. Isto porque o principal empreendimento capaz de atender às exigências do Estado, a empresa Aravestruz, fechou as portas em Sobral. O que parecia um mega projeto para a região de Caracará e Patos — distante 50km da sede sobralense, em geração de emprego e renda para aquela comunidade — não passou de mera ilusão, considerando o complexo da estrutiocultura industrial montando no local e que se encontra hoje em visível estado de abandono.
O empreendimento, pertencente ao grupo Aravestruz Nordeste S/A, instalado naquela localidade em meados do 2005, era composto de frigorífico, fazenda, fábrica de ração, central de incubação e curtume.



quinta-feira, 18 de novembro de 2010

CARACARÁ É BENEFICIADO COM UMA 'CASA DIGITAL DO CAMPO'.



A eleição já terminou, mas o trabalho desenvolvido pelo Vereador Zezão continua.
Desta feita , numa parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário ( MDA) e a Secretaria de Desesenvolvimento Agrário ( SDA ) do Governo do estado do Ceará, evidentemente com todo apoio do Prefeito leônidas Cristino que deu a infra estrutura necessária para a viabilização física deste projeto, a Comunidade de Picada-Ruzy e o Assentamento das Casinhas , no Distrito de Caracará, foram benefiados com o PROJETO CASA DIGITAL DO CAMPO.
Casa Digital do Campo: o que é e como funciona.
Casa Digital é um espaço público e gratuito dotado de 10 (dez) computadores, acesso à internet, mobiliário, impressora, webcam e servidor. Em alguns casos, haverá também tecnologia de transmissão de voz pela internet (VoIP). A conexão das Casas Digitais será feita, na maioria das vezes, por satélite, em função da pouca oferta de serviços de conectividadade no meio rural.
Executado pelo Instituto Agropolos, o Projeto Casa Digital do Campo é gratuito, de gestão comunitária e voluntária que utiliza a ferramenta de inclusão digital para estudo, pesquisa e construção de projetos em benefício das comunidades do campo.
O processo de educação e inclusão digital começa com um curso gratuito em gestão comunitária e informática básica de 80h/aulas, prioritariamente para moradores dos da zona rural. A partir daí cria -se uma rede de troca de experiências entre as comunidades do campo do Estado do Ceará, dentro de uma convivência das “Famílias das Casas Digitais do Campo” e também através dos blogs.
Ressalte-se o esforço das associações comunitárias das respectivas áreas benefiadas, bem como do Sincato dos Trabalhadores rurais.
Parceria é isso. Todo mundo de mãos dadas em prol de um ideal comum. Só quem tem a ganhar é o povo.

DEPUTADO PETISTA CANDIDATO A PRESIDENTE DA CÂMARA DEFENDE AUMENTO DE DEPUTADOS PARA O TETO DO STF.

ATUALMENTE UM DEPUTADO GANHA R$ 16.500,00 E PASSARIA PARA R$ 26.700,00.

O líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza (PT-SP), reafirmou nesta quinta-feira ser favorável para que os salários dos congressistas sejam equiparados ao teto do funcionalismo. Os salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), de R$ 26,7 mil, servem de referência para o teto. Um projeto enviado ao Congresso prevê a elevação do valor para R$ 30,6 mil. Atualmente, o salário dos parlamentares é de R$ 16,5 mil.

Vaccarezza destacou a importância de se desvincular o reajuste a deputados estaduais, para evitar um "efeito cascata", assim como de juízes estaduais e federais. "A Câmara é a única que não gasta na integridade seu orçamento", disse.

A defesa foi feita com uma ressalva, de que a opinião era externada na condição de deputado e não de líder governista. "Esse é um tema do Legislativo, que não cabe ao governo federal. Eu, como líder do governo, não posso opinar".

Mais cedo, o vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), disse que o assunto está na pauta da Casa e pode ser votado ainda este ano. "O salário está na pauta da Câmara. Há a intenção dos líderes partidários de pautar esse tema até o final do ano e resolver essa questão".

Maia disse que ainda não há uma proposta concreta sobre o tema. Sua sugestão é criar um grupo de parlamentares para debater as alternativas. Ele defende também que o aumento que venha a ser aprovado não mexa na peça orçamentária.

TERRA.COM

Deputados defendem legalização de bingos em reunião com governo



A regularização dos bingos foi um dos temas que movimentaram a reunião do Conselho Político desta quarta-feira, 17, no Palácio do Planalto. Alguns líderes partidários defenderam que o governo libere a atividade para arrecadar mais impostos e gerar empregos.
O deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força Sindical, disse que os R$ 7 bilhões que serão arrecadados com os bingos poderiam ser destinados ao salário mínimo ou ao piso salarial dos bombeiros e policiais de todo o país – para os quais o governo alega que faltam recursos.'
'Na Argentina tem 70 mil pessoas que trabalham em bingo, tem todo um sistema de controle para isso e a gente vê (aqui) uma resistência de parte do governo para aprovar o bingo. É uma solução inclusive para arrumar recurso'', afirmou Paulinho.
O deputado Sandro Mabel (GO), líder do PR, também pediu a regulamentação dos bingos. Na opinião dele, o dinheiro poderia ser destinado à Saúde. "Bingo não é tributado, é clandestino, quem ganha com bingo são aqueles que dão proteção ao funcionamento clandestino do bingo. Acho que tínhamos que pegar essa receita e colocar inteirinha destinada à saúde, sem carga tributária extra. São R$ 7 bilhões, quase uma CSS (Contribuição Social para a Saúde) sem regulamentar a CSS", afirmou o deputado.
Minha opinião: Não é só bingo. Deviam regularizar todo tipo de jogo que a gente sabe que existe abertamente e ninguém diz nada e nem gera imposto. Se fosse regular teríamos mais empregos formais de carteira assinada, mais receita de impostos, mais receita para a previdência, enfim seria uma clandestinidade a menos no Brasil.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Presidente do Guarany de Sobral é o 'Eurico do Sertão'



Luiz Torquato se espelha no ex-presidente vascaíno para gerir o campeão da Série D
São poucos os que não abrem um sorriso ao falar de Luiz Torquato. A reação, obrigatoriamente, passa pelo folclore que cerca o presidente do conselho deliberativo do Guarany-CE, atual campeão brasileiro da Série D.
Afinal, o cartola, admirador confesso de Eurico Miranda, protagoniza há 28 anos polêmicas das mais variadas à frente do clube – de discussões a tiros contra jogadores. Agora, após o primeiro grande título, quer descanso, mas não consegue abandonar sua paixão. “Sou fã incondicional do Eurico Miranda porque ele e a família amam o Vasco. Os outros são interesseiros, não valem nada”, diz.
Luiz chegou ao Guarany em 1982, época em que o clube andava praticamente abandonado. Seus métodos, desde o início, eram questionados: brigava com jogadores, intimidava árbitros e ignorava os princípios da administração.Sem a gestão devida, viu o Cacique do Vale passar por dificuldades e perder seus bens – a sede do clube foi a leilão, mas, arrematada pela prefeitura, foi devolvida ao dono original.
Os problemas não ameaçavam sua permanência à frente do Guarany. Afinal, a política do clube sempre foi resolvida em casa: dos 21 membros do conselho deliberativo, 16 fazem parte da família Torquato, enquanto os outros cinco são amigos.
A cada dois anos, o grupo se reúne para escolher o novo presidente. Esposa e o filho mais velho, Luizinho, são alguns dos que passaram pelo cargo – o último é o atual mandatário. Mesmo fora da presidência, Luiz ainda é responsável por boa parte das decisões do Guarany.

JUDICIÁRIO EM BAIXA. De 0 a 10, brasileiro dá nota 4,55 para Justiça, aponta pesquisa.

A honestidade dos integrantes no Judiciário e a punição aos que se envolvem em casos de corrupção é o quesito pior avaliado pelos brasileiros neste Poder, segundo o Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS), criado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) para mostrar como a população enxerga os serviços de utilidade pública e seu grau de importância para a sociedade. Os números divulgados nesta quarta-feira (17) são sobre justiça e cultura.
“De zero a dez, que nota você daria para a justiça brasileira?”, questionou o Ipea aos entrevistados. A avaliação geral foi de 4,55. Foram levados em conta fatores como honestidade, imparcialidade, rapidez, custo, facilidade no acesso e capacidade de produzir “decisões boas” que “ajudem a resolver os casos de forma justa”.
De acordo com a pesquisa, a dimensão da honestidade dos integrantes da justiça e punição para casos de corrupção é a que apresenta a pior avaliação, juntamente com a imparcialidade no tratamento dos cidadãos e da rapidez na decisão dos casos. Melhores avaliados, mas não com a nota máxima, estão a capacidade de produzir decisões boas, que ajudem a resolver os casos de forma justa, e a facilidade de acesso à Justiça.
A pior avaliação está no Sudeste, que possui a maior carga do processos do país, seguido das regiões Sul, Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Ainda conforme o estudo, autores de ação na justiça fazem uma avaliação pior do serviço do que aqueles que nunca tiveram a experiência de um processo.
Segundo o Ipea, o objetivo do novo sistema é permitir ao setor público estruturar as suas ações para uma atuação mais eficaz, de acordo com as demandas da população brasileira. Além dos indicadores de justiça e cultura, haverá, nas próximas edições, percepções sobre segurança pública; serviços para mulheres e de cuidados das crianças; bancos; mobilidade urbana; saúde; educação; e qualificação para o trabalho.
A pesquisa foi feita presencialmente, com visitas aos domicílios. Foram ouvidos 2.770 brasileiros em todos os Estados do país.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

VEREADOR PODE FAZER ALGUMA COISA ALÉM DE LEGISLAR??

Nos últimos tempos tem sido muito frequentes os poderes constituídos se utilizarem de funções atípicas, ou seja, o executivo legislar, (através de medida provisória ); O judiciário legislar ( através de resoluções ) e até o Legislativo apresentar propostas de obras em orçamento.

Esta foi a maneira quq Deputados Federais e Senadores encontraram para realizarem obras em suas bases, sem precisar se humilhar ao chefe do executivo.

Este ano O Congresso elevou o valor das despesas que deputados e senadores podem acrescentar ao Orçamento do próximo ano. Segundo o texto aprovado, cada congressista poderá destinar até R$ 13 milhões para obras e outras modalidades de despesa em 2011.

Na Assembléia Legislativa , os deputados estaduais se preparam para apresentar emendas ao orçamento até o limite de R$ 800.000,00 cada, que deve ser gasto durante o ano. No caso dos deputados estaduais estas emendas evidentememte devem ser de obras em cidades do estado do ceará.

Em algumas Câmaras Municipais a moda pegou. Vereadores instituíram no orçamento valores para destinação a obras dentro de seu município, evidentemente após aprovação de texto autorizativo na Lei Orgânca do Município.

Em Fortaleza a Câmara Municipal aprovou no dia 06 de novembro, com 34 votos a favor, emenda à Lei Orgânica, de autoria do vereador Salmito Filho (PT), presidente da Casa Legislativa, que obriga a Prefeitura de Fortaleza a executar, no mínimo, 1% das receitas do Orçamento anual do Município nas despesas aprovadas pelo Orçamento Participativo (OP) e 0,01% das receitas do Orçamento nas emendas apresentadas pelos vereadores.
Salmito Filho (PT) inclusive agradeceu aos colegas pela aprovação da matéria e ressaltou que a emenda valoriza a democracia representativa e, principalmente, a democracia participativa, e valoriza todos os vereadores, inclusive os de oposição. “"O dinheiro é do povo e não de uma gestão ". Por isso, essa Casa participa de um momento histórico. Quem sabe outras Câmaras não copiem essa iniciativa?”, sugeriu o presidente.´´
Em Sobral , o orçamento já foi votado e não houve nenhuma manifestação á respeito do assunto.
Até que pensando bem é uma estratégia muito boa dos legislativos em colocarem essa idéia no orçamento. Lembremos que não se trata de dinheiro para deputados ou vereadores. Apenas o Vereador aponta qual obra quer realizar dentro do seu limite de orçamento e o Prefeito manda executar.
Se tivéssemos esse modelo em Sobral, certamente a ladeira do Baracho já teria sido construída, o bairro da areinha em Aracatiaçu já teria sido urbanizada, o sangradoro do açude Toyota Barroso teria sido reforçada,e muitas outras demandas já teriam sido executadas porque na verdade quem conhece os problemas das regiões são os Vereadores e lógico, cada um iria puxar um pouco para suas áreas de atuação.
ESSA IDÉIA MERECE APROFUNDAMENTO e QUEM SABE APRESENTÁ-LA PARA O ORÇAMENTO DE 2012 DE SOBRAL. OS BAIRROS e DISTRITOS TERÃO MUITO A GANHAR.

Santa Quitéria: nova eleição para prefeito deve ocorrer em dezembro

Segundo o TRE, até o dia 12 de dezembro haverá tempo suficiente para cumprimento de prazos e realização de convenções partidárias para escolha de candidatos.
O Tribunal Reginal Eleitoral (TRE) aprovou, durante sessão na noite desta terça-feira, 16, pedido de nova eleição para Prefeitura de Santa Quitéria (Zona Norte).
O pedido será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deverá avaliar e endossar a solicitação.
A eleição deverá ocorrer no próximo dia 12 de dezembro, segundo o TRE, tempo suficiente para cumprimento de prazos e realização de convenções partidárias para escolha de candidatos.
blog do Eliomar

CENAS PITORESCAS DO CARNABRAL 2010



EM SOBRAL ACONTECE DE TUDO.

Tomei conhecimento que uma Mãe aflita pela não chegada do filho em casa ao fim do 3º dia de folia, resolveu procurà-lo nas proximidades do evento.

Já sem esperanças resolveu ir aos quiosque defronte ao Lagoa onde haviam muitos jovens virados e ainda bebendo.

De repente alguem a conheceu e apontou para o banco 24 horas existente naquela praça.

Ao abrir a porta do banco a Mãe encontra o filho dormindo dentro daquele cubículo.

Ao acordar o filho fez a pergunta: Mas meu filho, porque você está dormindo dentro deste local?

No que o filho respondeu: Ora Mãe, aqui tem ar condicionado..

PODE PARECER PIADA, MAS É VERDADE E SE EU DISSE QUEM FOI TODOS CONHECEM.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

TSE INDEFERE REGISTRO DE MAURÍCIO BEZERRA ( PTC ). ELEIÇÃO DE PROF. TEODORO ESTÁ GARANTIDA.




Uma nova decisão no TSE - Tribunal Superior Eleitoral modifica mais uma vez os quadros da Assembleia Legislativa do Ceará. A candidatura de Maurício Bezerra (PTC) foi indeferida em sessão realizada na última semana.
Com a decisão do TSE, os votos recebidos pelo candidato não serão computados, e o partido também não atingirá o quociente eleitoral para a eleição de Stanley Leão. Dessa forma, a legenda não elegerá nenhum deputado estadual.
A mudança garante a reeleição de José Teodoro Soares, o professor Teodoro (PSDB), último tucano eleito, com 45.921 votos.

Penitenciária de Sobral e seus problemas



Passada a euforia da conquista do Guarany, voltemos aos problemas diários de nossa cidade.

E falemos de segurança pública com um misto de dignidade da pessoa humana e ressocialização.

A Penitenciária Industrial Regional de Sobral (PIRS), localizada na CE-178, no trecho que liga Sobral a Groaíra, foi inaugurada em 22 de Março de 2002, com 15 mil metros quadrados de área construída e capacidade para 500 detentos em 60 celas individuais e 72 celas para seis pessoas.

A administração inicial foi terceirizada e segundo informação contava com um bom número de agentes penitenciários. Era possívsel os presos trabalharem, e fazerem outra atividade necessárias aá sobrevivência humana.

Tomamos conhecimento que por uma intervenção do MP, o contrato de terceirização foi cancelado e a gestão passou a ser do próprio Estado. Traçando um paralelo a situação piorou , e muito. O Estado não colocou nem metade dos agentes que haviam. Consequência disso é que alguns trabalhos tiveram que ser cancelado por falta de seguarança. Também por falta de agentes as visitas de universitários foram restringidas e os presos tiveram restritas suas horas de lazer.

Não sei quem poderia ser apontado como o vilão desta situação em que se encontra a PIRS. Se o MP que querendo mostrar serviço acabou prestando um desserviço à população ou se do governo do Estado que não manteve a quantidade e a qualidade dos serviços essenciais à manutenção do presídio.

PERGUNTA. SE É VERDADE ESSA SITUAÇÃO QUE ME CONTARAM, QUE TAL ESSE MESMO MP ( MINISTÉRIO PÚBLICO ) ENTRAR COM UMA AÇÃO CONTRA O ESTADO PARA QUE O SERVIÇO SEJA PRESTADO DE FORMA ADEQUADA.

Patrícia Amorim pede apoio e união do Flamengo para o time não ser rebaixado


O Flamengo comemora, nesta segunda-feira, 115 anos de história. Porém, apesar dos festejos, o momento do time no Campeonato Brasileiro causa preocupação. Com 40 pontos, o Rubro-Negro segue ameaçado de rebaixamento. Em função do momento desfavorável, a presidente do clube, Patrícia Amorim, pediu a união de todos.
“Isso será passado em forma de motivação. O momento complicado, mas só vamos sair dessa com apoio de todos. Os torcedores precisam comparecer ao jogo de sábado como se fosse para a disputa de um título”, salientou.
O adversário é justamente o Guarani, às 19h30 (horário de Brasília), no Engenhão, pela 36ª rodada. O time paulista, na zona de rebaixamento, é um rival direto do Flamengo contra o rebaixamento. Em seguida o mengão pega cruzeiro e Santos.
“Em nenhuma rodada o Flamengo esteve na zona de rebaixamento. As pessoas fazem questão de puxar o Flamengo para trás. Precisamos trabalhar com este fator de motivação. Os jogadores precisam se comportar como um momento de decisão”, destacou.


Patrícia Amorim, que assumiu o clube no início do ano, não esperava tantos problemas na sua "primeira temporada" como presidente. A dirigente se envolveu em problemas fora da esfera esportiva, como as situações envolvendo os atacantes Vagner Love e Adriano e o goleiro Bruno.
“A gente espera que o final do ano seja mais tranquilo, pois foi um ano muito complicado. Passei muito tempo em delegacia, fóruJustificarm e não era o que eu esperava”, encerrou a mandatária rubro-negra.

domingo, 14 de novembro de 2010

Guarany de Sobral é o primeiro clube cearense a ser campeão nacional


Com goleada. 4 x 1 . Foi assim que o Guarany de Sobral venceu o América/AM, neste domingo, e garantiu o título da Série D, a primeira conquista nacional de um clube cearense.


A vitória confirmou a ótima campanha do elenco bugrino. Após a 1ª fase onde se classificou em 1º lugar do grupo, só perdeu uma. Para o Santa Cruz em Recife por 4 x 3 , mas reverteu a seu favor no junco vencendo por 2 x 0. Daí pra frente não perdeu mais. Campanha de time grande , organizado, elenco unido, firme nos seus propósitos.


Vanderley arrebentou, Danilo Pitbul como sempre impecável, Vantuir aparentemente falhou no gol do américa mas esteve seguro durante toda a partida.


Enfim, Campeões. Não interesa se série A,B,C.D ou Z. O importante é que o Guarany vai ter seu nome gravado nos anais da CBF. O 1º clube cearense a conseguir este feito.


O apoio e a dedicação do Prefeito leônidas foi essencial. Luizinho Torquato trabalhou como dirigente de time grande. Ao contrário do pai Luiz Torquato, que fala muito, Luizinho trabalhou calado, nos bastidores fazendo aquilo que um dirigente de 1ª sabe fazer.


Tudo foi favorável ao Guarany este ano. Até aquela estória de se fundar outro clube. Um amigo me confidenciou á época que o Luiz estava p da vida , e iria fazer um baita time para mostrar quem entende de futebol. E deu certo, somos campeões.


No começo parte da imprensa sequer divulgava o time, mas tiveram que se render e divulgar as notícias do time


Nessa confusão até eu acabei me envolvendo. Mandei confeccionar 300 adesivos com o seguinte dizer: SOBRAL É MINHA TERRA, GUARANY É O MEU TIME.


Depois tomei conhecimento que o time adotou esta frase naquele bunner que fica atrás dos jogadores quando eles dão entrevista.


Fiquei feliz por ter dado essa mínima colaboração.


Mas chega de escrever .... , chega de blog por hoje.


È hora de comemorar , é hora de estravazar. è hora de gritar.


ÉÉÉÉÉÉÉ campeão,´ÉÉÉÉÉÉE CAMPEÃO, ÉÉÉÉÉE´CAMPEÃO.

sábado, 13 de novembro de 2010

CORINTHIANS ganha do Cruzeiro com penalty esquisito e é líder. FLAMENGO leva 4 e ainda corre risco.


Em partida equilibradíssima no Pacaembu, o Corinthians venceu o Cruzeiro com um gol de Ronaldo, cobrando pênalti duvidoso, aos 43 minutos do segundo tempo. A partida foi emocionante. Ambas equipes criaram boas chances de gol e lutaram bastante durante os 90 minutos. Julio Cesar, pelo lado do Corinthians, salvou um chute forte de Wellinton Paulista aos 32 minutos, em lance que poderia ter modificado partida. No fim, Ronaldo se chocou com Gil dentro da área, Sandro Meira Ricci marcou pênalti e ainda expulsou o defensor celeste. O resultado coloca a equipe paulista na liderança do Campeonato Brasileiro, com 63 pontos, enquanto o Cruzeiro fica com 60. Amanhã, o Fluminense, que tem 61, recebe o Goiás e pode reassumir a ponta
Em Minas , o Atlético deu um importante passo para escapar do rebaixamento ao vencer o Flamengo por 4 x 1 . Ambos ainda correm risco , são poucas as chances de caírem, mas não podem vacilar.

ICASA VENCE PONTE EM CAMPINAS E SE GARANTE NA SERIE B COM DUAS RODAS DE ANTECEDENCIA

Festa do futebol ceraense em Campinas ( SP ). O verdão do cariri, representante do futebol cearense e nordestino no brasileirão B, está comemorando sua permanência na série B do campeonato brasileiro com duas rodadas de antecedência.
Com um gol do zagueiro Luis Gustavo no 1º tempo, o verdão venceu a Ponte Preta no Moisés Lucareli.

Como se nota, o ano de 2010 foi muito feliz para o futebol cearense a nível nacional. O Ceará embora com altos e baixos não tem mais perigo de rebaixamento e ainda luta por vaga na sul-americana. O Icasa se garantiu na série B e se tivesse um pouquinho mais de competência poderia estar lutando para subir para a série A. Digo isso porque o Icasa perdeu as duas para o ASA de arapiraca. Perdeu em casa para o Santo André , Vila Nova e empatou com o América ( RN ). E deixou escapar 03 vitórias levando gol aos 44 do segundo tempo. Foram 15 pontos que dariam um presente de ouro ao Icasa.

A torcida sobralense também está em Festa. O Guará subiu para a série C e de quebra ainda está prestes a ser campeão nacional da série.
O futebol nordestino ainda comemora a permanencia do Náutico na série B que venceu á pouco o Brasiliense em taguatinga e o acesso do Bahia á elite do futebol nacional após vencer a Portuguesa por 3 x 0.
Também o ABC ( RN ) e o Salgueiro ( Pe ) conseguiram acesso a série B e o ABC está á um passo de ser campeão da C.
Na contramão destas lindas campanhas nordestinas aparece o Fortaleza ( ce ) que decepcionou sua torcida em não conseguir o acesso a série B, O Santa Cruz ( Pe ) que não conseguiu sair da série D e o América de Natal que praticamente está rebaixado para a série C.
o Vitória ( Ba ) , que disputa a série A, ainda não está totalmente livre do rebaixamento. Flamengo com 40, Vitória 38 , Atlético ( GO ) 37, Atlético ( MG ) 36, Guarani 36 e Avaí 34,,lutam para escapar.
Dessas equipes duas caem para a B juntamente com Goiás e Grêmio Prudente que ao meu ver não tem mais chances.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

VAI TER FINAL NO JUNCO SIM SENHOR.



Segunda partida da final da Série D vai acontecer

A segunda partida da final da Série D do Campeonato Brasileiro vai acontecer. Na tarde desta sexta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o América-AM com a perca de três pontos, além de uma multa de R$ 2 mil pela escalação irregular do zagueiro Fofão, relacionado para a partida contra o Madureira, pelas semifinais da Série D, dia 17 de outubro.
No entanto, já início da noite desta sexta, a Confederação Brasileira de Futebol, CBF, concedeu um efeito suspensivo e a segunda partida da final da Série D do Brasileirão, contra o Guarany-CE, será realizada neste domingo, em Sobral (CE), mas não terá seu resultado homologado pela CBF.
O julgamento em segunda instância ainda não tem data para ser realizado, uma vez que dependa da reunião do Pleno do STJD. Rival do América-AM na decisão, a equipe cearense chegou a paralisar a venda de ingressos para a partida, temendo que a mesma não fosse ocorrer, em razão da punição inicial ao América-AM.

BARACHO TERÁ SUA MAIOR COMPETIÇÃO SÓCIO-ESPORTIVA.

O Vereador Zezão realizará no distrito de Baracho na próxima segunda feira ( 15 de novembro) feriado, a maior competição sócio esportiva já realizada naquela região.
Trata-se de um torneio de futebol de campo com premiação total incluindo campeão , vice e arbitragem num total de R$ 1.000,00 ( hum mil reais ).
Serão 08 equipes da região do Jordão e Baracho que iniciarão o torneio pela manhã. As equipes que se classificarem jogarão à tarde.
No intervalo entre a manhã e a tarde todas as equipes vencedoras participarão de um almoço no sítio do Vereador Zezão.
A partir das 14.00 hs, serão jogadas as semi finais e as 16.30 a grande final.
Serão cerca de 180 jovens atletas envolvidos nessa competição, que tem apoio da Secretaria de Esportes do Município.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O PORQUE DA VOLTA DA CPMF.

Precisa dizer mais alguma coisa ??

Fonte . O povo online

SÍLVIO SANTOS. O Brasil poderia ser diferente.

Ontem nos noticiários brasileiros escutamos um fato não muito comum no Brasil para os banqueiros.
Normalmente quando um banco privado quebra , quem paga a conta acaba sendo o contribuinte face a intervenção do Banco Central e ao que me consta nunca vimos um banqueiro preso por estes motivos.
Com o banco Panamenricano foi diferente. Ao tomar conhecimento do défict de numerários no banco , Sílvio Santos , que detém a maioria acionária da instituição empenhou os próprio bens e fez um aporte de 2,5 bilhões no banco. Sabem quem é o outro acionista deste banco? A Caixa Econômica Federal. Mesmo assim o empresário resolveu assumir tudo e honrar os compromissos.
Na noite de terça-feira, o PanAmericano anunciou a injeção de R$ 2,5 bilhões de reais no banco pelo Grupo Silvio Santos, que está tomando um empréstimo do FGC ( Fundo Garantidor de Crédito ). Como garantia, o empresário --dono da rede de televisão SBT-- colocou seu patrimônio.
O aporte no PanAmericano foi necessário após a identificação de que o banco mantinha em seu balanço como ativos carteiras de crédito que já haviam sido vendidas a outros bancos. Também houve duplicação de registros de venda de carteiras. Com isso, o resultado da instituição financeira era inflado.
Inúmeras são as pessoas que comentam esta notícias nos jornais do Brasil elogiando o empresário Silvio Santos. Será o prenúncio de um Brasil diferente, mais sério e mais digno. Ou será apenas a postura de um homem que veio de baixo, ganhou dinheiro , status e preza sua honra e de seua familiares.
De qualauer maneira, deveria ser obrigação, mas pela postura que adotou, parabéns Silvio Santos.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

MEC elimina três candidatos do enem que teriam usado o Twitter.

O Ministério da Educação (Mec) afirmou que 3 candidatos que enviaram mensagens em redes sociais durante a prova do Enem foram eliminados e podem responder por terem infringido as regras do exame.
De acordo com a assessoria de imprensa do Mec, foram eliminados um candidato de Pernambuco, uma candidata de Tocantins e outro em Minas Gerais. O último caso teria sido mais grave, já que o candidato só foi interrompido na parte final da prova.
Sinceramente, o Brasil não está preparado para este tipo de seleção. As provas saíram erradas, gabaritos diferentes, candidatos fizeram provas com celular, outros com equipamentos mais sofisticados a ponto de acessarem o twitter.
Um repórter , que se inscreveu no enem pediu para ir ao banheiro e mandou via celular para a redação o tema da redação.
A Defensoria Pública da União informou que, de segunda-feira (8) às 18h desta quarta (10), recebeu 3.394 queixas de alunos sobre as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A verdade é que não houve fiscalização e nem teria condição de haver esta fiscalização, pois foram mais 4,6 milhões de inscritos.
Já imaginaram cada aluno que entrar ser revistado. Quanto tempo duraria. Alguem diria que seria constrangimento. E o brasileiro acostumado inclusive a esconder dólar na cueca, aproveitou para entrar com celular, ipod, etc.
Pelas evidências registradas começo a pender para o lado dos que defendem a anulação do enem. E vou mais além. É melhor voltar para o sistema antigo de vestibular. É mais confiável.

REUNIÃO DE VEREADORES COM PROCURADOR ACENA PARA SOLUÇÃO DA AMPLIAÇÃO DA ZONA URBANA.

Acabou á pouco na sala da Procuradoria Geral do Município de Sobral, uma reunião dos Vereadores Zezão, João Alberto, Paulão , Adaldécio e Adauto Arruda com o procurador Dr. Clito Carneiro cujo tema era o projeto de lei complementar enviado á Câmara de Sobral tratando da ampliação da Zona Urbana da Sede do Município.
Diante mão ficou acertado que nenhuma área que tenha moradores rurais será incluída para não prejuducá-los, preservando-se principalmente a comunidade de Boqueirão , que estava dentre as áreas rurais que seriam consideradas bairros.
Algumas zonas residenciais também serão alteradas para facilitar o investimento de construção de novas moradias devido ao déficit habitacional existente.
Os novos limites serão definidos mediante uma visita pessoal dos Vereadores ás zonas limítrofes propostas , para averiguação " in loco " acerca da presença de população rural na área.
Feito estas mudanças o projeto será lido na sessão da próxima terça feira e apresentadas as modificações propostas pelos Vereadores.
Minha opinião; Fazia muito tempo que eu não via Vereadores realmente discutindo o futuro de Sobral. Espero que não seja só essa vez. Os Vereadores fizeram o que o povo espera de seus representantes.

PROJETO DO EXECUTIVO AMPLIA ZONA URBANA DE SOBRAL.

Foi protocolado ontem ( segunda feira ) na Cãmara de Sobral, projeto de Lei complementar que amplia os limites da zona urbana da sede do Municipio de Sobral.
Após lido o referido projeto deverá ser encaminhado para a Comissão Técnica competente para parecer e posterior votação no Plenário.
Li no blog do amigo Armando Costa uma notícia tecnicamente sem sentido, querem ver?.
Com o intuito de obstruir, e não apreciar o projeto de lei de autoria do poder executivo, que trata sobre adequação do perímetro urbano no município de Sobral, não houve quórum para realização da sessão desta terça-feira (09) na Câmara de Sobral. Presentes no plenário só estiveram os vereadores Hermenegildo Sousa Neto (PSB), Adaldécio Linhares (PSB), Itamar Ribeiro (PSB), Luciano Feijão (PSB) e Adauto Izidoro (PP), cinco apenas.
Ementa do PL 035/10: Altera a Lei Complementar para adequar o perímetro urbano da sede do município de Sobral e nova divisão de bairros caracterizados nos Anexos II e III, e dá outras providências. ( copiado do blog Sobral de prima )
Na informação acima Armando Costa diz que Vereadores faltaram a sessão de terça para não votar este projeto do executivo. Ora, na sessão de terça o projeto seria apenas lido. A votação só será em aproximadamente 20 dias. E para ser lido bastam apenas a presença de 1\3 dos Vereadores , ou seja, 04 Vereadores e na notícia ele diz que estiveram presentes 05 Vereadores, portanto a sessão pode ser iniciada, os projetos podem ser lidos , sendo prejudicadas apenas as votações , que não é o caso deste projeto, que ainda vai para as comissões.
Como se trata de matéria de código, pela lei de Responsabilidade Fiscal, este projeto deverá passar ainda por uma audiência pública com setores da sociedade.
Acho que os amigos que cobrem a Câmara de Sobral deviam ter um pouco mais de cuidado com a divulgação das notícias.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

DINHEIRO NO LIXO. TCU recomenda suspensão de 32 obras do governo federal.

O relatório de fiscalização de obras públicas do Tribunal de Contas da União (TCU) apresentado nesta terça-feira (9) recomenda ao Congresso Nacional a paralisação de 32 obras - de 231 fiscalizadas 'in loco' entre janeiro e agosto - devido a indícios de irregularidades. Dessas, 18 integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O TCU também recomendou a retenção parcial dos recursos destinados a 6 obras, até que os problemas sejam resolvidos.
Em outras 184 obras, também foram encontrados indícios de irregularidades, mas, nesses casos, segundo o TCU, não se justifica a paralisação. Em nove obras fiscalizadas, o TCU não fez ressalvas.
Para obter a versão do governo federal para os problemas apontados pelo TCU, a reportagem do G1 procurou as assessorias da Advocacia Geral da União (AGU) e da Casa Civil, responsável pela coordenação do PAC, e aguarda respostas.
Entre as obras que o TCU recomendou a suspensão estão a construção da refinaria Abreu e Lima, em Recife (PE); a manutenção de trechos rodoviários no Ceará; a reforma e ampliação do aeroporto de Guarulhos (SP); e melhoramentos no aeroporto de Vitória (ES).

G1.com.br

Professora perde emprego por aliciar aluna.

Uma professora do Rio de Janeiro foi acusada de abusar de uma aluna de 13 anos e foi demitida da rede de ensino da prefeitura do Rio.
A decisão saiu no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (9). Ela foi presa no último dia 27 por causa de seu relacionamento com a estudante e foi indiciada pelos crimes de estupro de vulnerável e corrupção de menores.
Vejam que o curioso é que as mudanças do cógico penal consideram estupro relação entre duas mulheres. Antes teria que ter a penetração para se configurar estupro.
À polícia, as duas confirmaram terem um relacionamento amoroso.
De acordo com o documento, ela ainda estava em estágio probatório, de dois anos, período em que são apurados requisitos necessários à confirmação do funcionário no serviço público. Entre eles: idoneidade moral, assiduidade, disciplina e eficiência.
O dono do motel onde a professora de matemática se encontrava com a adolescente vai responder por infração administrativa depois de permitir a entrada da adolescente no local sem a autorização e presença dos pais. Segundo o delegado responsável pelas investigações, Angelo Lages, da 33ª DP (Realengo), o proprietário do estabelecimento pode ser penalizado com multa de até 50 salários mínimos ou, ainda, com o fechamento do motel.

Guimarães do PT diz que nova CPMF é prioridade.

O Deputado federal José Nobre Guimarães PT, ( aquele mesmo que teve o assessor preso com dinheiro na cueca ) defendeu, nesta segunda-feira, 8, a aprovação da Contribuição Social da Saúde (CSS), novo nome dado para a CPMF.
Ele disse ser necessário esse crédito novo para bancar a saúde do País e que só está contra a “elite perversa” acostumada a lucrar e que não quer dar sua cota mínima de sacrifício. Na minha opinião esta elite perversa é aquela mesma que recebe grandes financiamentos do Banco do Nordeste, e as vezes com o aval do Guimarães.
A CSS só vai atingir os grandes, segundo José Guimarães. Ele diz que haverá todo um esforço para aprovar a matéria e que, em hipótese alguma, o Governo Federal sacrificará, por exemplo, programas sociais prioritários como o Bolsa Família e o Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf).
Esses programas não podem nem terão subtraídos seus recursos para reforçar a saúde, assegurou o parlamentar.
A questão é que o PT passou toda a campanha eleitoral não falando em ressuscitar o imposto. Deviam ter levado esta proposta para os debates na campanha. Garanto que o meu voto a Dilma teria perdido. É na verdade, um tiro nas costas do brasileiro.

domingo, 7 de novembro de 2010

Para OAB, erro no Enem é 'mais um desastre na área da educação'

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, avaliou neste domingo (7) que os erros verificados no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são "mais um desastre na área da educação" e cobrou a apuração dos responsáveis.
"A Ordem dos Advogados do Brasil está solidária com os estudantes e com as suas famílias. É um erro que se repete e, por isso mesmo, deve ser apurada a responsabilidade das autoridades responsáveis por mais um desastre na área da Educação, principalmente porque é de conhecimento público que o próprio MEC [Ministério da Educação] pressionou as universidades a adotar o Enem como avaliação para ingresso", disse Cavalcante.
O primeiro dia de provas do Enem 2010, no sábado (6), foi marcado por confusão. Na saída, os estudantes reclamaram da inversão dos nomes das áreas na folha de respostas e de problemas na prova amarela. Alguns jovens disseram que preencheram o gabarito com as questões invertidas.
Em entrevista, ainda no sábado, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Joaquim José Soares Neto, disse que foi informado sobre o erro na impressão do caderno de respostas por volta das 13h. Segundo ele, a orientação aos monitores foi passada "imediatamente". Ele afirmou que nenhum estudante sera prejudicado.
Para o presidente da OAB, o Ministério da Educação deve agir com o objetivo de não prejudicar os inscritos que pretendiam usar o Enem como uma ajuda para ingressar na universidade. "É lamentável que, mais uma vez, o sonho de milhares de estudantes brasileiros que desejam ingressar nas universidades públicas possa vir a ser frustrado pela irresponsabilidade dos órgãos governamentais encarregados da elaboração da prova do Enem", disse.
Ainda no sábado, Ministério da Educação informou que deve abrir um espaço, no site, a partir da semana que vem, para que os alunos que se sentirem prejudicados possam abrir um requerimento. De acordo com o presidente do Inep, cada caso será analisado separadamente e pode haver uma "variação" na correção. "Quem preencheu invertido, o Inep vai corrigir de forma invertida", falou.
Soares Neto disse ainda que será aberta uma investigação administrativa para verificar os problemas do primeiro dia de provas.

CPMF. Chamem o Tiririca

Passamos toda a campanha ouvindo os candidatos prometerem baixar os impostos. As urnas fecharam e imediatamente vemos os governantes falarem na volta do imposto do cheque para financiar a saúde. Se é para fazer palhaçada, melhor chamar o Tiririca.
Estamos assistindo a arrecadação crescer a cada ano. Assim como estamos vendo os gastos governamentais crescerem, inchando a folha de pagamento. Só para tapar o buraco da aposentadoria dos funcionários públicos, que ganham muito mais do que a média do cidadão comum, são cerca de R$ 40 bilhões por ano --coincidentemente, o tamanho da CPMF. E quase quatro vezes a Bolsa Família.
O governo tem muito mais facilidade em tirar dinheiro do nosso bolso do que racionalizar seus gastos e combater desperdícios. Agora mesmo está andamento, no Congresso,projeto para subir os salários do Judiciário, que teriam impacto de R$ 8 bilhões. Depois, viria, por uma questão de isonomia, o Ministério Público Mais R$ 8 bilhões.
Um dos males de baixa escolaridade brasileira é que o cidadão não faz ideia quanto paga de imposto nem como o dinheiro é gasto. Estamos pagando cada vez mais para bancar a elite do Brasil, composta de funcionários públicos.
Com isso, sobra menos dinheiro para os pobres, aqueles que usam o SUS.
Um imposto para a saúde seria plenamente justificável se soubéssemos que o governo está fazendo a sua parte, gastando melhor o que arrecada.

ENEM. Tema da redação aborda Trabalho

Trabalho. Esse é o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A informação foi passada por um membro da equipe de reportagem do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) que está fazendo a prova e driblou a segurança.
Para testar, o repórter entrou na sala de aula com um celular ligado no bolso, foi até o banheiro e passou o torpedo para a redação.
Isso prova um item grave - a falta de segurança.
Desde ontem, os estudantes não foram submetidos a nenhum tipo de fiscalização, como detector de metais.
O repórter também foi ao local de prova neste domingo (7) com um relógio, mas a redação do JC Online ainda não recebeu nenhuma informação se ele conseguiu entrar na sala com o acessório.

CID GOMES É CONVIDADO POR LULA E DILMA PARA REUNIÃO DO G-20

O prestígio do governador Cid Gomes está em alta junto ao presidente Lula e a presidenta eleita Dilma Roussef. Cid foi convidado e fará parte da comitiva oficial do Brasil que irá participar do encontro internacional do G-20, grupo das maiores potências da economia mundial.
Cid Gomes viajará no Aerolula para a Coreia e também para Moçambique. Terá encontros na capital desses dois países, Seul e Maputo, sempre ao lado de Lula e de Dilma. O convite para ser membro oficial da comitiva presidencial surpreendeu ao governador Cid Gomes e revela a gratidão petista ao comportamento dele durante a campanha eleitoral quando seu irmão Ciro Gomes teve sua candidatura rifada a favor de Dilma.
Durante essa viagem, Cid terá muito tempo para discutir com o presidente Lula e a nova presidenta Dilma a presença de Ciro no ministério. Também poderá aproveitar para discutir o futuro das obras estruturantes no Ceará e abordar a questão da nova diretoria do Banco do Nordeste do Brasil.
Para atender o convite do presidente Lula e da presidenta Dilma, o governador Cid Gomes irá suspender suas férias de 10 dias. O descanso dele terá se limitado a quatro dias. Cid ficará fora por dez dias. Ao regressar poderá retomar suas férias e concluir o período que programou pare recuperar suas energias.

CEARÁAGORA.COM

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

STJD julga processo favorável ao America de Manaus ( AM ).

Foi julgado na tarde desta sexta feira o recurso do Joinvile contra o América ( Am ).
O Joinvile reinvidicava a vaga do América na final da série D contra o Guarany de Sobral, alegando que o time de Manaus escalara o jogador Amaral Capixaba sem contrato. Ao final do julgamento o placar ficou em 2x2, tendo o STJD decidido que na dúvida pró réu, dando ganho de causa para o América.
No entanto enquanto o América vibrava com a vitória eis que chega outra denúncia contra o time de Manaus. Desta feita a alegativa é que o time tenha escalado o jogador Fofão com 3 cartões amarelos contra o madureira ( RJ).
Entenda o caso:
Ainda na Primeira Fase da Série D, Fofão teria sido advertido com 2 cartões amarelos, sendo um deles recebido no jogo contra o Cametá-PA. Na mesma partida, ele foi expulso por ter cuspido em um jogador do time adversário e, por este motivo, foi julgado e pegou 6 jogos de gancho. Resta saber se o vermelho anula o amarelo. O retorno dele aos gramados ocorreu no jogo de ida da semifinal da Série D 2011, contra o Madureira-RJ. Na ocasião, levou o 3° amarelo da série, fator gerador de suspensão automática para o jogo da volta contra os cariocas. No entanto, Fofão entrou em campo normalmente na segunda partida da série semifinal da Série D motivando a nova denúncia de irregularidade, desta vez por parte da CBF . Em caso de julgamento contrário aos amazonenses, o Madureira teria direito a jogar a final da Série C contra o Guarany de Sobral no lugar do alvirrubro manauara. O julgamento deste caso ainda não tem data marcada.

O Preço da Maioria. Vem aí a CPMF.

Quando ví a notícia da volta da CPMF, na minha ingênuidade achei que a mesma teria repercussão negativa no Congresso.
Me enganei. Tá todo mundo querendo mostrar serviço para a DILMA e até o Presidente do Senado, Sarney adimitiu que se Dilma não quizer o próprio congresso pode recriar o imposto do cheque.

Como já era esperado o brasileiro vai pagar um pouco caro por deixar todo o congresso nas mâos de um só partido e derrotar candidatos de oposição , como Tasso Jereissati.

Como já dizia um filósofo conhecido: "Toda unanimidade é burra".


Vejam um pouco da matéria:


A defesa de alguns governadores eleitos e do próprio presidente do PSB e senador eleito, Eduardo Campos (PE), da volta da cobrança da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF) repercutiu no Senado. O presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), disse hoje (5) que apesar de a presidenta eleita, Dilma Rousseff, ter dito que não pensa em qualquer proposta neste sentido nada impede que o Congresso tome a iniciativa.
"Isso não impede que aqui dentro das casas do Congresso tenha a iniciativa parlamentar restaurando a CPMF", disse Sarney. Ele acrescentou que a primeira alteração neste sentido já foi apresentada pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).
O líder do Democratas, Antonio Carlos Júnior (DEM-BA), por sua vez, ponderou que com uma oposição numericamente mais fraca em 2011, os parlamentares terão que "jogar pesado" para evitar que a iniciativa prospere. "Vamos trabalhar para segurar", acrescentou o parlamentar. A criação da Contribuição Social de Serviços (CSS), que tramita na Câmara, nada mais é do que a recriação da CPMF, destacou o democrata.


( uol.com.br )